Páginas

23 de ago. de 2007

ABNT para ISO: Não,com comentários,ao OOXML


Durante décadas e até hoje os formatos proprietários binários de documentos,principalmente da Microsoft tornaram-se um padrão,não oficial diga-se de passagem,em todo mundo.Entretanto Com o avanço e desenvolvimento do Software Livre e de Código Aberto,SL/CA,governos,pessoas e empresas observaram o alto custo,e também o perigo de se manter a dependência quase que exclusiva de um formato proprietário enigmático,e de se tentar manter a compatibilidade com esses formatos da gigante de Redmond.

Nasceu então o consórcio OASIS que desenvolveu um formato aberto (ODF) de documentos de escritório para permitir a abertura e a gravação desses arquivos por qualquer software de escritório,afinal o código é aberto e não um enigma, fosse ele livre ou proprietário.

A Organização Internacional de Padronização (ISO) aceitou o formato ODF como padrão, e quase concomitantemente tornou-se também o padrão de escolha em diversos governos, estados,cidades,instituíções. logo após, recebeu o apoio de inúmeras empresas mundo afora.

A Microsoft optou por adotar uma postura contrária ao ODF,mesmo mantendo forte predominância sobre o mercado de aplicativos de escritório com seu MSoffice, e podendo tirar proveito de um formato aberto como o ODF, a gigante de Redmond preferiu uma postura contrária a esse importante padrão (ODF), criando então o formato OfficeOpenXML- OOXML. Espantosa e assustadoramente, apesar do rascunho de 6000 páginas conter códigos binários (sequências de símbolos sem qualquer significado impressos em papel) e conter numerosas deficiências técnicas e práticas – incluindo assuntos relacionados a patentes – o OpenXML foi aceito como padrão pelo Ecma, um grupo privado de fabricantes europeus de computadores.

Depois da aceitação pelo Ecma, o MS-OfficeOpenXML foi proposto como padrão à ISO num processo acelerado, chamado Fast Track. A ISO depende dos votos das National Bodies (ABNT no caso do Brasil) para aprovar um novo padrão. No Brasil,a ABNT é a responsável pela decisão do voto nacional, tendo se comprometido a decidir e comunicar seu voto (o voto do país inteiro, em última instância) ao órgão internacional,a ISO.

Na última reunião dos envolvidos na ABNT o resultado foi um tanto dividido. Hoje, poucos dias antes do prazo final para a decisão brasileira,o Brasil inteiro foi informado,sendo divulgado em vários sites,de que a ABNT chegou à decisão final de seu voto para a ISO.

O Brasil vota "Não com comentários" na ISO, significando que recomenda a rejeição do novo formato da Microsoft como padrão ISO, ressaltando ainda questionamentos técnicos e legais para embasar sua decisão. Somado aos votos negativos de outros países como Estados Unidos, China, Polônia e Índia (que acaba de confirmar seu voto), a ISO encontra-se cada vez mais perto de rejeitar o formato OpenXML como padrão.

Quem quiser ter uma idéia mais detalhada de como foi a pendenga basta dar uma lida nos artigos do Avi Alkalay,representante da IBM na reunião da ABNT,os links para os dois artigos são:
  1. http://avi.alkalay.net/2007/08/abnt-ooxml-odf.html
  2. http://avi.alkalay.net/2007/08/impressoes-sobre-reuniao-final-da-abnt.html
Sérgio Amadeu divulgou em seu blog a nota enviada pela ABNT,como segue.
Prezados Membros da CE 21:034.00

Comunico que, como resultado das discussões ocorridas no âmbito da CE, o voto do Brasil que está sendo enviado pela ABNT à ISO é de desaprovação pelas razões
técnicas apontadas pelo GT2 da CE.


Este voto seguiu o preconizado na Diretiva do ISO/IEC JTC1.

Agradeço a colaboração e o esforço de todos que possibilitaram o resultado alcançado.

Atenciosamente,

Eugenio Guilherme Tolstoy De Simone
ABNT - Diretor de Normalização

Coletânea de links sobre ODF,OOXML,ABNT,ISO e esta disputa:
Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário