Páginas

8 de nov. de 2010

Firefox: Alterando mecanismo de busca da barra de endereços

Tudo corria maravilhosamente bem quando um belo dia fui fazer uma pesquisa utilizando a barra de endereços do firefox, sim, caso você não saiba a barra de endereços, aquela lá em cima onde digitamos por exemplo www.youtube.com, do firefox serve também para fazermos buscas na web, eu sempre inexoravelmente somente utilizo o poderoso Google para pesquisar na web, detesto todos os outros, principalmente Bing e Yahoo! Entretanto as vezes algum programa espertalhão altera as coisas sem pedir permissão ou de forma sutil que pode passar despercebido por nós. Foi o que aconteceu comigo, o motor de busca de minha barra de endereços do firefox foi alterada para o Bing, deve ter sido na instalação ou autalização do Internet Explorer 6 para Internet Explorer 8 fiquei com muita raiva e imediatamente fui em busca da solução que explicarei abaixo.

É simples,ara fazer a mudança, digite about:config na barra de endereço do Firefox, aperte Enter e procure por keyword.url no campo de busca. Se o resultado aparecer em negrito, significa que foi modificado.

Clique com o botão direito do mouse sobre a chave e escolha Restaurar padrão. Com isso o sistema de buscas do Google volta como padrão.

Caso queira modificar e colocar outros mecanismos de buscas, para usá-los, basta um duplo clique sobre a chave e modifique o endereço. Alguns são:

Google - http://www.google.com/search?ie=UTF-8&oe=utf-8&q=
Bing - http://search.bing.com/results.aspx?go=&form=QBLH&q=
Yahoo - http://search.yahoo.com/search;_ylt=A0geu78_yMZJTDMAiTKl87UF?fr=sfp&fr2=&iscqry=&p=
Ask - http://www.ask.com/web?search=&qsrc=0&o=0&l=dir&q=

Porém somente a alteração desta chave pode não ser suficiente, então procure por browser.search.defaulturl e novamente se estiver em negrito foi alterada, basta um clique com o botão direito do mouse e escolha restaurar padrão , que será o Google, ou coloque outro mecanismo de pesquisa de sua preferência:

Yahoo: http://search.yahoo.com/search?ei=ISO-8859-1&p=
Twitter: http://search.twitter.com/search?q=
Google: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&source=hp&q=
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Especial:Pesquisar&search=
Bing: http://www.bing.com/search?q=
Baixaki: http://www.baixaki.com.br/busca.asp?q=

Observe também um pouco mais abaixo a opção browser.search.order.1, se estiver em negrito foi alterada, volte para o padrão, Google, conforme expliquei acima ou coloque um mecanismo de sua preferência, basta o primeiro nome, por exemplo, Bing. No meu Firefox tava Bing, voltei para o padrão, Google.

Na liha logo abaixo tem browser.search.order.2 , o padrão é Yahoo, eu deixei o padrão coloque o que for melhor para você, basta um duplo clique em cima da string, vai abrir um poup basta alterar, conforme explicado anteriormente.

Um pouco mais abaixo tem mais uma opção de configuração chamada de browser.search.selectedEngine, o padrão é vazio, ou seja, não tem nada escrito, mas você pode colocar Google, como eu, ou outro mecanismo qualquer, de preferência o mesmo que você escolheu nas outras linhas.

Após estes ajustes feche a aba e navegue feliz com seu mecanismo de busca preferido.

21 comentários:

  1. Isso me foi mto útil! Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. puts ajudou pra caramba! vivemos na frente do pc.
    Mais sempre precisamos de pessoas como você, dispostas a ajudar!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de fazer a atualização do meu navegador firefox 4 e para minha surpresa o bing se auto instalou como buscador oficial da barra de buscas. Alterei na marra para o google novamente seguindo os passos

    ResponderExcluir
  4. Pois é, as vezes acontece estas coisas bizarras quando estamos no windows.

    ResponderExcluir
  5. Cara, valeu pela informação.
    Em todos os fóruns a gente pergunta uma coisa e a galera responde outra.
    A gente perunta sobre pesquisa na barra de navegação e o pessoal fala de página inicial (?!?)
    ou sobre a barra de pesquisa rápida.
    Problemas resolvidos!!!

    ResponderExcluir
  6. Colossos, eu tinha o firefox 3 instalado e quando eu digitava algo na barra de navegação ele redirecionava diretamente para o site mais provável (ao inves de direcionar para a página de pesquisa). Ex: você digita esporte e ele encaminha para o globoesporte.com (que é a primeira página que apareceria na página de pesquisa). Atualizei para o firefox 4 e não consigo mais esta funcionalidade. Você sabe como faço para reabilitar essa funcionalidade?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Realmente alguns fóruns são péssimos, o importante é não esquentar a cabeça e seguir em frente. Fico feliz em poder ter sido útil.

    ResponderExcluir
  8. Também ainda estou me familiarizando com o firefox 4, na verdade quase não utilizo ele porque em 90% do tempo estou no Ubuntu 10.10 e o firefox nele ainda é a versão 3.6.17, por isso somente utilizo o firefox 4 quando estou no Windows XP, mas vou verificar e posto aqui a solução se eu descobrir.

    ResponderExcluir
  9. Tito Cartaxo13/11/2011, 14:18

    Muito bom esta ajuda, pesquisei muito até conseguir encontrar uma solução para este incoveniente.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado, mas eu tentei com a palavra config e nao deu certo. Depois eu testei com about:config e funcionou. Queria só deixar a dica!!

    ResponderExcluir
  11. OBRIGADO!!! Finalmente sem a MERDA de motor de pesquisa do yahoo

    ResponderExcluir
  12. Está muito bem explicado mas não consegui :(
    O q eu faço?? Não aguento mais ver esse searchya.com :s

    ResponderExcluir
  13. San, se você fez o que está aqui e não conseguiu nada, é simples, desisntala o firefox e depois reinstala ele. Isso deve ajudar.

    ResponderExcluir
  14. Foi útil pra mim tb. Valeu

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigado , ajudou muito , ja estava ficando doido aqui !!!

    ResponderExcluir
  16. No meu caso tive que remover a "Pesquisa Segura" da McAfee, pois ela estava forçando a busca do Yahoo. Mas a dica para outros casos funciona.

    ResponderExcluir