"MusicTracker é uma extensão (plugin) para o Pidgin (antigo Gaim) que mostra a faixa musical que está sendo tocada na mensagem de estado de várias contas como AIM, Yahoo, MSN, Gtalk (Jabber), etc.,qualquer protocolo do Pidgin que suporta estados personalizados. É planejado um suporte a uma grande variedade de tocadores de áudio tanto na plataforma Windows como na Linux. Atualmente os seguintes tocadores são suportados: Amarok, Rhythmbox, Audacious, XMMS, MPC/MPD, Exaile, Banshee, Quod Libet no Linux. Winamp, Windows Media Player (9+), iTunes, Foobar2000 (suporte incompleto) no Windows."
Existem duas possibilidades de instalação em binário (.deb) e código-fonte compilado,distribuído na forma de um pacote tar.bz2. A página oficial do projeto está hospedada em :
http://code.google.com/p/musictracker/
Dependências
O MusicTracker depende de alguns pacotes para ter sua compilação e funcionalidade completa, os pacotes são:
* O Pidgin (pidgin, pigin-data) e seus pacotes de desenvolvimento (pidgin-dev);
* Biblioteca PCRE e seus pacotes de desenvolvimento (libpcre3-dev);
* DBUS-Glib.
Para usuários que são da família debian e queiram compilar o plugin basta instalar as dependências abaixo,digite no terminal:
$ sudo apt-get install pidgin pidgin-data libpcre3-dev pidgin-dev
ou para quem preferir o aptitude
$ sudo aptitude -P install pidgin pidgin-data libpcre3-dev pidgin-dev
obs: A opção -P serve para perguntar (sim/não) a confirmação do download,útil para vermos antes se queremos realmente baixar trocentas dependências,que é o que vai acontecer caso você opte por compilar o MusicTracker,afinal ele vai precisar de todas as bibliotecas de desenvolvimento necessárias para efetuar a compilação,as famosas algumacoisa-dev.Mais espaço e recursos serão consumidos,a escolha é sua.
Entretanto como citado existe a opção do binário em :
http://www.getdeb.net/app/pidgin-musictracker
Até a data da confecção deste tutorial só tinha estes dois binários lá:
Ubuntu Gutsy 32 bits - 0.4.1
Ubuntu Gutsy 64 bits - 0.4.1
Caso utilize o OpenSuSe ou Fedora faça assim:
OpenSuSE
Selecione os pacotes pcre-devel e pidgin-devel no YaST.
Fedora
# yum install pcre-devel pidgin-devel
Compilar e instalar o MusicTracker.
Este procedimento abaixo é válido para qualquer distribuíção linux porque vamos compilar o código-fonte e instalar o plugin
1.0 - Fazer o download do MusicTracker,no terminal mesmo digite:
$ wget -c http://musictracker.googlecode.com/files/musictracker-0.4.1.tar.bz2
1.1 - Extraír seu conteúdo:
$ tar -xjvf musictracker-0.4.1.tar.bz2
1.2 - Entrar na pasta criada com o comando acima:
$ cd musictracker-0.4.1/
1.3 - Configurar o compilador:
$ ./configure
1.4 - Compilar e instalar:
$ make
$ sudo make install
Se tudo correr bem,basta abrir o pidgin,configurar o plugin e usar.Pra isso basta ir em Ferramentas > Plugins, achar o MusicTracker e habilitá-lo. Após habilitá-lo, nesta mesma janela selecione Configurar Plug-in, onde você pode customizar a mensagem musical, colocar filtros nelas e etc.
Na aba Player, você pode escolher o programa que está executando para tocar as músicas,Atualmente os seguintes tocadores são suportados:Amarok, Rhythmbox, Audacious, XMMS, MPC/MPD, Exaile, Banshee, Quod Libet.Escolha o seu e pronto
Já nas mensagens você pode personalizá-las de acordo com seu gosto, existem diversos atributos, e todos estão listados a seguir:
- %p - Artista
- %a - Álbum
- %t - Título
- %d - Tempo de duração da música
- %c - Tempo atual da execução da música
- %b - Barra de Progresso
- %r - Player que está sendo executado
- %m - Símbolo de música (não funciona em algumas redes).
Ouvindo %m: %t - %p | No Player: %r
Apareceria algo como: Ouvindo (símbolo de música): Your Song - Elton John | No Player: Rhythmbox
É possível configurar as mensagens para quando o player estiver tocando, quando estiver pausado e até quando estiver parado. Você pode também configurar o plugin apenas para certas contas, por exemplo eu não quero que a minha conta do Gtalk (Jabber) mostre estados musicais, então clico na aba "Customize status, or disable..." e marco o checkbox do "Disable" para minha conta do Gtalk.
Para habilitar os filtros, basta marcar o checkbox "Enable Status Filter", lá você pode escolher as palavras para filtrar "Blacklist" e caso queira mais de uma é só colocar uma vírgula e a próxima, por exemplo (Bill,Ballmer,Jobs) quando a música contiver Bill ouBallmer ou Jobs ela terá os caracteres substituídos pela máscara definida na aba "Mask Character" você pode trocá-la para, por exemplo, * e qualquer outra de sua escolha. No proprio programa já vem algumas sugestões de palavras,em inglês,que chamaríamos de "palavrões" por aqui e em "Mask Character" eles colocaram um * que é um caractere-coringa que representa quaisquer string definida na blacklist.
Bom, após entender as configurações do MusicTracker, você pode personalizá-lo a seu gosto, é um plugin simples de configurar. Bom proveito.
Cara, segui a risca o tutorial e mesmo assim não obtive sucesso :(
ResponderExcluiras músicas não aparecem.
Uso o Ubuntu 8.10 e o pidgin 2.5.2
Cara,aqui funciona perfeitamente,que tipo de instalação tu usou? O binário ou compilado? Eu estou usando a versão 0.4.1-1 do musictraker no ubuntu 8.10.Já faz tempo que instalei,mas agora parece que está disponível no synaptic. De qualquer forma neste link tem a versão para o Intrepid: https://launchpad.net/ubuntu/intrepid/+package/pidgin-musictracker
ResponderExcluirFuncionou comigo perfeitamente no Slackware 13!!!
ResponderExcluirMuito obrigado cara!!!
Legal Wanderson, fico feliz porque este é o objetivo deste simples blog, compartilhar idéias e dicas. Obrigado pelo retorno nos comentários.
ResponderExcluir