Páginas

22 de abr. de 2009

Pequenos ajustes no debian

O Debian é um sistema fantástico estável,seguro,leve,rápido e logo que damos o primeiro boot com ele percebemos estas qualidades. Porém imediatamente vemos que algumas coisas são chatas,pelo menos pra mim,então a única saída é ajustar as coisas ao seu gosto,mas pra isso vamos usar terminal,nautilus,editor de texto,etc. As dicas foram usadas no Debian 5.0 (lenny).

- Nautilus. No Debian vem configurado para abrir no conceito espacial (cada clique em uma pasta abre uma janela),vamos alterar para o modo navegador:

Editar >> preferências >> Comportamento : marque a caixa "Sempre abrir em janelas de navegador" , aproveite e marque também "clique único para abrir ítens" , eu adoro o clique único,é rápido e bastante diferente daquele outro S.O famoso.

- Gnome-Terminal. Se tem uma coisa que quase me leva a loucura é o tamanho do terminal,fica em aplicações>>acessórios>>terminal. Existem duas formas de alterar o tamanho ao seu gosto.

Metodo 1 - Crie um atalho no painel superior,para isso basta arrastar o ícone do terminal até lá,depois clique com o botão direito >> propriedades >> comando , e , acrescente ao lado do comando gnome-terminal --geometry=206x30 ,este é o tamanho que eu uso,escolha o que te convier. O único problema desta forma é que ao usar outro atalho que não este o terminal irá abrir no tamanho padrão.

Metodo 2 - A solução definitiva é editar o arquivo de configuração /usr/share/vte/termcap/xterm. Pra isso digite alt+f2 quando abrir o executar digite gksu gedit /usr/share/vte/termcap/xterm ,quando a arquivo xterm abrir procure pela linha :co#80:it#8:li#24:\ então altere os valores 80 e 24 para o tamanho que melhor lhe convier,o 80 é o tamanho horizontal,o 24 vertical. O meu ficou assim: :co#206:it#8:li#30:\ . Salve o arquivo e saia,Vá no menu e abra o terminal,pronto,já esta no tamanho que você escolheu definitivamente.

- Som. Comigo aconteceu do som não sair,e depois de verificar e fuçar em tudo e ver que estava tudo instalado corretamente e funcionando,ou seja,o player de música tocava a música normalmente mas sem som,o sistema todo estava mudo e não acusava qualquer erro,a solução foi simples. Abra o terminal e digite :
$ alsamixer
Como usuário comum. será exibido um tela com um monte de barras coloridas,para navegar use as setas do teclado,são elas que aumentam ou diminuem,meu conselho é para aumentar tudo,ou se preferir deixe o player tocando e vá mexendo até descobrir qual faz o som sair nas caixas. Outro detalhe é ver se a letra M ( de mudo!) está aparecendo,para desativar o M (de mudo!) aperte a letra M do seu teclado. Pronto,agora o som vai sair,mas sua placa de som tem de estar perfeitamente instalada,esta dica é porque no debian o alsa vem por padrão com o som mudo,basta o usuário configurar,como explicado.
Antes disso e para prevenir qualquer problema digite no terminal,mas como root:
#alsaconf
E vá seguindo as orientações da tela,normalmente basta ir aceitando o padrão,no final sua placa deve estar configurada. depois disso siga o procedimento acima.

-Wallpapers. Normalmente as pessoas gostam de usar papéis de parede diferentes,isso é muito fácil de alterar no gnome,basta clicar com botão direito do mouse na área de trabalho (desktop) e escolher "alterar plano de fundo" depiois em adicionar e pronto. Mas e se você tem uma coleção grande de walpapers? Pra facilitar e ter todas elas disponíveis num só lugar,coloque-as na pasta padrão do sistema: /usr/share/pixmaps/backgrounds . Só da pra fazer isso como root e no terminal,ou usando o nautilus como root.
-pelo nautilus: alt+f2,digitar gksu nautilus,senha,enter. Navegue até o diretório citado e coloque seus walpapers lá,se quiser pra fins de organização crie uma pasta com o nome "wallpapers" e copie tudo lá pra dentro.
-pelo terminal : Como root,digite o comando mv origem destino . Sendo origem o local onde estão seus wlapapers e destino o /usr/share/pixmaps/backgrounds. Não esqueça de criar a pasta wallpapers antes assim: mkdir /usr/share/pixmaps/backgrounds/walpapers/ .

A dica abaixo não é minha,mas muito interessante é útil,por isso vou reproduzir aqui dandoos devidos créditos ao autor,que por sinal sou leitor assíduo dos seus artigos.
O artigo completo,inclusive com outras dicas está em http://www.gdhpress.com.br/blog/guia-debian-lenny/ , do Carlos Morimoto.
"Por default, o Debian vem com o bash_completion desativado para o root, o que faz com que você não consiga completar os comandos usando a tecla TAB. Para resolver isso, abra o arquivo "/etc/bash.bashrc" e, próximo ao final, descomente as linhas:

if [ -f /etc/bash_completion ]; then
. /etc/bash_completion
fi

Para que o terminal fique colorido (pastas aparecem em azul, arquivos compactados em vermelho e assim por diante, o que torna mais fácil identificar os arquivos) adicione a linha:

alias ls="ls --color=auto"

… no final do arquivo "/etc/profile".

Em ambos os casos, para que a alteração entre em vigor, você deve fazer logout no terminal (usando o comando "exit", ou pressionando Ctrl+D) e logando-se novamente."

Outras dicas podem ser encontradas nestas links,além do citado acima:

Por enquanto é só,conforme for lembrando ou descobrindo coisas interessantes vou atualizando o post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário