Nova versão do SplahTop Linux será embutido em placas-mãe de PCs corporativos
Sistema dá acesso ao Outlook e ferramentas corporativas, além de permitir a construção de estações de trabalho “Thin Client” de baixíssimo custo.
Por Antonio Blanc
A empresa norte-americana DeviceVM anunciou uma versão de seu ambiente Linux leve SplashTop, voltada aos usuários corporativos. O SplashTop é equipado com todos os drivers necessários para a máquina onde está instalado, além de softwares para a web como o Firefox e Skype e um media player. O sistema, de início rápido, virá embutido em um chip na placa-mãe.
Já usado em modelos da ASUS, Lenovo, Acer, Sony e LG, o SplashTop é capaz de colocar um usuário na internet em apenas 30 segundos, deixando-o “pronto para trabalhar” em muito menos tempo que o Windows levaria para inicializar (dois minutos ou mais, dependendo da máquina). A versão corporativa, batizada de SplashTop Business, tem recursos únicos como integração com o Microsoft Outlook, suporte a conexões via 3G, rede cabeada e Wi-Fi, suporte a soluções de virtualização como Citrix e VMWare e segurança reforçada.
Na prática o software permitirá que as empresas instalem estações de trabalho sem disco rígido, a preço baixíssimo, trabalhando como “Thin Clients” com acesso a recursos de TI internos e aplicativos e serviços na Web, o que reduz custos com hardware, configuração e manutenção. É possível, por exemplo, configurar o Thin Client para trabalhar como terminal remoto de um servidor Windows – o usuário nem percebe que está trabalhando em um Linux.
Segundo a DeviceVM, a nova versão corporativa do SplashTop estará disponível em máquinas “dos três maiores fabricantes de PCs” até o final do ano. A Dell é uma das empresas que já demonstrou oficialmente interesse no produto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário