Páginas

23 de fev. de 2011

Navegando na web anônimamente

A navegação privada ou modo anônimo não guarda o histórico da navegação, esta é uma forma de navegar na internet que mantém sua privacidade parcialmente intacta, útil para utilizar em computador de terceiros ou no trabalho por exemplo, quando precisamos ser mais discretos.
Os navegadores atuais, Firefox, Opera, Chrome, Safari, Internet Explorer possuem esse recurso sem a instalação de extensões. Desse modo e possível navegar sem deixar rastros!
O modo de navegação anônimo ou privado não é completamente confiável devido aos interesse econômicos das empresas que desenvolvem os navegadores, sites, etc. Uma delas é fato do navegador não bloquear propagandas "sob medida", aquelas que vão de acordo com o local e idioma do usuário, não se esqueça que a gigante de buscas, Google, vive exatamente de propagandas, então o anônimado total não é interessante para ela, para os sites que vivem de adsense, adwords, etc.

Vejamos os métodos nos principais navegadores.

Firefox

Abra o Firefox. Clique no menu Ferramentas - Iniciar navegação privativa ou combine as teclas Ctrl+Shift+P. Confirme a forma de navegação.

É possível abrir o Firefox já com este recurso ativado. Digite about:config na barra de endereço e pressione enter. Clique em "Serei cuidadoso, prometo". Procure pela chave browser.privatebrowsing.autostart utilizando o campo de pesquisa. Mude o seu valor para true dando um duplo clique sobre a chave. Reinicie o navegador.

Opera

Abra o Opera e vá em Menu - Guais e janelas - Nova guia privada ou Nova janela privada. Pelo teclado, pode combinar as teclas Ctrl+Shift+N. Se abrirá uma nova janela com os dizeres "A navegação privada está habilitada nesta guia".

Google Chrome

Abra o Google Chrome e clique no Ferramentas (chave inglesa) - Nova janela anônima ou combine as teclas Shift+Ctrl+N.
Também é possível iniciar o navegador google chrome já com o recurso ativado. Basta clicar com o botão direito sobre o ícone do Google Chrome, Linux ou Windows, e vá em Propriedades. Vai abrir uma nova janela. No campo Destino (Windows), no linux (Ubuntu) é no campo comando, veja que há o comando que chama o navegador, no final dele insira --incognito.
Usuários de outras distribuíções Linux também pode abrir o navegador em modo privado pelo Terminal digitando google-chrome --incognito.
Feito isso, clique em Ok. Depois, abra o navegador Google Chrome normalmente e você verá que está com o modo anônimo ativado. Para comprovar observe o espião ao lado da primeira aba.


Internet Explorer

Abra o IE e clique no menu Ferramentas - Navegação InPrivate ou combine as teclas Ctrl+Shift+P. Abrirá uma nova janela do navegador com os dizeres "O InPrivate está ativado".


 Safari

Abra o Safari. Clique em Ferramentas (engrenagem) - Private browsing ou Navegação privada.

A navegação privada pode ser muito útil e nos dar uma sensação agradável de anonimato, de estar falsamente 100% anônimo na web, você vai a nível local, no computador que estará usando realmente não deixar rastros, porém é necessário saber que,

Não será possível:

  • Impedir que sites coletem ou compartilhem informações ao seu respeito, o google é mais poderoso do que você imagina e existem scripts poderosos;
  • Impedir a vigilância sobre seus hábitos, novamente os scripts poderosos;
  • Impedir do seu provedor de internet saber onde você está navegando, óbviamente, afinal você fez login na internet atraves dele e além disso o endereço físico "mac address" da sua placa de rede está devidamente registrado, ou seja, eles sabem TUDO que você faz.
Finalmente podemos com certeza escrever sem medo de errar: Não existe 100% de anonimato na Internet, pode-se dificultar, disfarçar os rastros somente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário