A idéia aqui é dar algumas poucas dicas, bem simples, que eu utilizei exclusivamente para mim, portanto use por sua conta e risco, no Linux fazemos o que bem queremos com nosso sistema, não existe limitações. Também não quero aqui dar uma aula de configuração do sistema, estou apenas compartilhando algumas idéias pessoais. Vamos lá.
DESINSTALANDO ALGUNS PROGRAMAS
PASSO 1 - Detesto programas de email, tipo Evolution, Thunderbird, etc. São chatos, feios, lentos, inúteis, principalmente hoje que temos uma internet melhor, mais rápida e o poderoso Gmail, então eu desinstalei o Thunderbird sem piedade através da Central de Programas. Aproveita e retira TODOS os complementos que estiverem juntos apenas desmarcando a caixa, depois clique em desinstalar.
PASSO 2 - Detesto o Gwibber, considero inútil. O Navegador aberto tem tudo que preciso numa boa. Igualmente desinstalei ele via Central de Programas, aproveitei e retirei os complementos.
PASSO 3 - Detesto o Telepathy, nunca uso, considero também inútil. Outra vez, no navegador temos o que precisamos, eu converso com meus amigos, via chat do gmail, a maioria só usa gmail, os que não usam gmail não converso com eles, simples assim. O restante dos amigos temos o facebook. MSN nem pensar, odeio. Por isso desinstalei ele via Central de Programas, aproveitei e retirei os complementos.
PASSO 4 - Depois disso ficou aquele símbolo infernal da carta no system tray do Ubuntu, então fui outra vez na Central de Programas procurei por indicator-messages e desinstalei ele, aproveitei e retirei os complementos.
DESABILITANDO ALGUNS SERVIÇOS
Esta dica foi obtida através do site Ubuntued ,ubuntuforum-br e Ask Ubuntu. Fazendo o que está descrito aqui consegui ter acesso a lista dos serviços que ficam ocultos. É preciso saber o que se está desabilitando senão pode-se prejudicar o funcionamento do sistema, por isso mais uma vez, UTILIZE POR SUA CONTA E RISCO! Na dúvida pesquise mais antes de qualquer alteração.
A solução foi facilmente feita em duas etapas com uma terceira opcional:
1 - Invoquei o terminal com Ctrl + Alt + T.
2 - Digitei os dois comandos a seguir:
cd /etc/xdg/autostart/
sudo sed - -in-place 's/NoDisplay=true/NoDisplay=false/g' *.desktop
Opcionalmente, depois de alterar o que quiser, posso voltar ao estado anterior, basta digitar o seguinte no terminal:
3 - sudo sed - -in-place 's/NoDisplay=false/NoDisplay=true/g' *.desktop
Após este procedimento abri "Aplicativos de Sessão", que está no alto à esquerda, no desktop, quando se clica no ícone da engrenagem, e lá estava a lista de serviços completa. Eu desabilitei:
- Bate papo
- Compartilhamento da área de trabalho (Vino)
- Bluetooth
- Gwibber
- Monitor de cópia de segurança (Deja-dup)
- Onboard (Teclado virtual)
- Orca (leitor de tela, para deficientes visuais)
No final seu System Tray vai ficar assim:
Vou continuar pesquisando e tentando descobrir como deixar o Ubuntu mais magro e rápido, consumindo menos recursos, principalmente aqueles que eu não utilizo. Pode-se argumentar que o ganho é pouco com as configurações acima, porém aos poucos vamos retirando os excessos de "gordura" do sistema e adaptando ele ao nosso gosto pessoal, sem no entanto danificar o Ubuntu.
legal, pena que ainda não consegui tirar a "carta" de email, e desinstalei tudo que você disse
ResponderExcluirBasta ir na Central de programas do Ubuntu e digitar na busca indicator-messages , depois basta desinstalar, aqui deu certo. Boa sorte.
ResponderExcluir