Páginas

3 de jul. de 2009

Exportar ODS para PDF

Tenho utilizado o OpenOffice/Broffice já faz alguns anos,desde 2003. Não me considero usuário avançado em suíte office[bb] mas para o tipo de uso que faço no cotidiano sempre consigo resolver os percalços que se encontra ao se utilizar uma suíte de escritório. A exceção fica por conta do Base, o gestor de banco de dados do OpenOffice/BrOffice que ainda deixa muito a desejar se comparado ao Access. O restante dos aplicativos são excelentes,acredito que aos poucos o Base vai evoluir e ficar mais usável.
O objetivo deste post é dar uma dica simples mas que eu me bati dois dias para descobrir,e desta vez o google não ajudou por que as respostas eram óbvias,a ajuda nativa do aplicativo[bb] ajudou menos ainda neste caso específico,eu sempre uso a documentação nativa e é assim que resolvo minhas dúvidas,mas quando precisei exportar minhas planilhas para pdf me deparei com um problema: Os gráficos e a própria planilha ficavam cortados,ou seja,o software não estava salvando cada planilha em uma página,o mesmo acontecia com os gráficos. fiquei muito irritado .
A solução foi simples . Observe.

1 - Vá em Formatar -> Páginas

2 - Na janela que se abrir clique na aba "Página"

3 - No campo "Formato do Papel" altere a largura para o tamanho desejado,eu coloquei 52,00cm e para altura coloquei 50,00cm. Utilizei estas medidas porque foram mais adequadas para mim,você pode utilizar a medida que achar melhor. Atente que no ítem "formato" que está ,logo acima de "largura" será automaticamente[bb] alterado para "usuário",siginificando que as medidas foram definidas pelo usuário, o padrão é A4.

4 - No campo "orientação' altere para "paisagem", o padrão é "retrato" que normalmente não serve para impressão de alguns tipos de planilhas por serem estas um pouco largas demais.

Vários outros ítens estão disponíveis nas abas desta janela para formatação das páginas você pode ir experimentando e ver o que cada coisa faz.

5 - Clique em ok.

6 - Vá em Arquivo -> Exportar como PDF . Uma nova janela se abrirá

7 - Mais uma vez várias opções estão disponíveis em campos e abas. Pode-se salvar apenas uma planilha,intervalos de planilhas ou todas de uma vez. Eu usei o padrão,não alterei nada,mas cada um sabe de suas necessidades.

8 - Clique em exportar,novamente outra janela vai se abrir,a aí que você vai dar um nome e escolher o local onde deseja salvar sua planilha convertida em .pdf, tudo pronto clica em salvar.

Para mim foi uma beleza,toda a planilha organizada em PDF,uma em cada página,com gráficos arrumados e tudo mais. Fiquei empolgado e até fiz uma capa para a planilha.
Vale lembrar que esta não é uma planilha profissional, os valores lógicamente são fictícios não se espantem e relembrando o objetivo do tópico que é mostrar como fica uma planilha convertida de .ods para .pdf . Espero ir me aperfeiçoando na construção de planilhas para uso pessoal,é uma verdadeira "meditação financeira" .

Abaixo algumas imagens:


Capa




Planilha1





Nenhum comentário:

Postar um comentário